Casa Póvoa de Varzim
Projeto de arquitetura de uma casa na Póvoa de Varzim, habitação unifamiliar T3 de dois pisos.
O desenho da fachada principal teve como principal preocupação a inserção urbana e a sua articulação com o edificado existente e o espaço público envolvente.
O acesso à habitação é feito por um pátio que suaviza a transição entre o espaço público e privado. Este pátio potência também novas entradas de luz, tal como as várias claraboias que pontuam a cobertura e permitem que todos os espaços da casa tenham luz natural.
No piso térreo localiza-se a garagem, a cozinha, a casa de banho de serviço e a sala; no piso superior situam-se os quartos e casas de banho.
O jardim, virado a poente, está fisicamente dividido: um pretende ser um espaço de estar, um prolongamento da sala; o outro, por trás da fachada cega do anexo, é um espaço exterior de serviço que poderá ser usado segundo as necessidades dos moradores (zona de secagem de roupa; pequena horta, etc.).
Cliente: Privado
Localização: Póvoa de Varzim, Portugal
Área: 305m2
Data: 2013/ 2014
CASA IDEAL - Pontos-chave do projeto Casa Póvoa de Varzim:
1. Personalização
A casa deve servir as necessidades dos seus moradores. Para isso é importante estudar as rotinas e os hábitos de cada cliente. Uma casa deve transmitir conforto e ser um espaço personalizado para cada família.
2. Funcionalidade e estética
Uma casa não deve ser só bonita. Devemos conciliar a estética com a funcionalidade, criando espaços práticos, confortáveis, funcionais que cumpram as necessidades do dia a dia.
3. Luz natural
A luz é a alma de uma casa. Além disso, a luz natural torna os espaços mais saudáveis e reduz os custos com a iluminação e o aquecimento. Neste projeto potenciamos ao máximo a luz natural com a construção de claraboias, pátios e grandes vãos envidraçados. Todas as divisões da casa têm luz natural.
4. Materiais e equipamentos adequados
Ao projetar uma casa devemos selecionar os materiais e os equipamentos em função do gosto e necessidades do cliente, do orçamento, assim como das características do local e do projeto. Os materiais também refletem conforto e identidade.
5. Organização e arrumação
Criação de espaços de armazenamento suficientes para organizar cada objeto no sítio certo. Rentabilização do espaço para roupeiros e/ ou closets.
6. Conforto térmico e acústico
Esta casa é térmica e acusticamente eficaz garantindo o conforto desejado. Ao pensar nestes pontos de raiz conseguimos soluções mais eficazes e integradas.
7. Sustentabilidade
Seleção de materiais e equipamentos eficientes, assim como uso de tecnologia que permite controlar eficazmente o funcionamento do edifício.