Edifício Misto Luanda
Projeto de arquitetura de edifício misto em Luanda. Ao edifício existente, de dois pisos, foi acrescentado um terceiro piso e um andar recuado, respeitando as cotas e os alinhamentos dos edifícios envolventes. A construção destina-se a comércio e escritórios, no piso térreo e piso 1, e a habitação no piso 2 e andar recuado.
Na parte posterior do edifício foram criados 5 pátios. Estes, para além de trazerem luz natural aos espaços interiores, oferecem um contacto próximo entre construção e vegetação, tornando-se uma excelente solução para integrar áreas verdes num contexto urbano.
A habitação está dividida em dois T2 e quatro T1, todos eles duplex. Cada apartamento usufrui de um amplo terraço que oferece uma vista deslumbrante sobre a baía de Luanda, proporcionando um espaço de convivência ao ar livre para seus residentes.
EDIFÍCIO MISTO - Pontos-chave do projeto de um edifício misto em Luanda:
1. Layout funcional
Organização clara do espaço pensada nos requisitos do cliente e nas diferentes funções que o edifício alberga. Sempre que possível deve-se agrupar áreas de atividades semelhantes. O espaço deve ser projetado para rentabilizar o uso do espaço disponível, reduzindo áreas desperdiçadas e maximizando a utilização das áreas úteis.
2. Funcionalidade e estética
Um edifício não deve ser só bonito. Devemos conciliar a estética com a funcionalidade, criando espaços práticos, confortáveis, funcionais que cumpram as necessidades do dia a dia. Aliar estes dois fatores é essencial para criar um projeto bem-sucedido.
3. Luz natural
A luz natural torna os espaços mais saudáveis e reduz os custos com a iluminação e o aquecimento. Existem várias formas de explorarmos e tirarmos o melhor partido possível da luz natural, um desses exemplos é a criação de pátios interiores.
4. Conforto térmico e acústico
Todos os edifícios deverão ser térmica e acusticamente eficazes para garantir o conforto desejado. Ao pensar nestes pontos de raiz conseguimos soluções mais eficazes e integradas.
5. Acessibilidade
A pensar no presente e no futuro devemos criar espaços acessíveis que, sem afetar a imagem, a funcionalidade e o conforto do edifício, nos permitam construir espaços flexíveis que se adaptam às necessidades de hoje e de amanhã. Um edifício deve ser desenhado para facilitar o dia a dia dos seus utilizadores
6. Sustentabilidade
Seleção de materiais e equipamentos eficientes, assim como uso de tecnologia que permite controlar eficazmente o funcionamento do edifício.